Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

Noite Internacional de Observação Lunar "Assim se vai aos Astros"

Nosso relato nesse dia 18 de setembro de 2010, será voltado para a "Noite Internacional de Observação da Lua". Embora façamos regularmente, esse tipo de divulgação de modo costumeiro e sempre no quarto crescente Lunar, aproveitamos a data específica voltada para a Lua, com telescópios apontandos, primeiro para Venus que se retiraria mais cedo do nosso campo visual. Assim desde às 17:30 horas nossos telescópios começaram a chamar a atenção dos interessados do Conjunto Habitacional Salvador Lira, na periferia de Maceió. Como era esperado, o público ficou quetionando: "Sempre me foi dito na escola que só tinhamos um satélite acompanhando a Terra, e esse ai é mesmo esse planeta falado?" "Isso ai é a estrela D'alva". Naturalmente tivemos muitos expectadores maravilhados com a imagem de Venus, a qual nunca havia sido vista para eles de forma tão concreta.
Imaginem que as observações de Venus foram efetuadas com um tele de 225mm. Os presentes observavam nesse de 225mm e logo em seguida iam ver a outra Lua, essa de fato, através de um tele 162mm, ambos de construção artesanal. O planeta irmão saiu de cena, encoberto por árvores. Focamos a Lua nos dois telescópios até as 19:00 horas. Em seguida apareceu Júpiter e Urano e a empolgação continuava com um céu esplendoroso e uma infidade de indagações dos curiosos. As mesmas foram respondidas por Marcos, Haldson e Fidelis dando prosseguimento ao nosso "Assim se vai aos Astros" do mês de setembro.
O presidente da Associação dos Moradores, o Sr. Rubinho fez divulgação através de sistema sonoro e acorreram ao local (Sede da Associação), uma quantidade considerável de pessoas. Mais de 200 pesoas observaram o céu e 86 dessas pessoas deixaram registro na lista á disposição. Capturamos através de fotos uma boa parte desse público e as 21:30 horas encerramos as atividades com alguns expectadores ainda interessados em olhar novamente.
A curiosidade é muito grande e boa parte dos integrante são crianças que se entusiasmam entre as buscadoras dos telescópios e as vistas através das oculares.
Distribuimos Folderes sobre a Oposição de Júpiter e a programação do OAGLL e ainda informamos aos presentes que teremos palestras e observações em todos os dias da próxima semana lá no Observatório Astronômico Genival Leite Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário