Pesquisar este blog

domingo, 7 de novembro de 2010

Sábado 05 de Novembro no OAGLL

Caros apreciadores do céu de Maceió. Nas cercanias do OAGLL, tivemos um céu magistral no período das 19,30 às 22,00 horas. Além dos sócios participantes, Adriano, Romualdo, David, Fidelis, Kizzy, Edmilson, Júnior e Luis Lima, fomos contemplados por mais de 50 visitantes. Nossos visitantes costumeiros: as patroas Dáia e Rosângela (essas no pé dos maridos), mais Roberta, Rose, Andréa, Marcos, André, Marcelo, Sofia e sua beleza juvenil, Malu e seu charme de menina de 5 anos acompanhada do pai, Maurício operando um Yoyô e também Sergio ex-Ceaal.
Foi realmente uma festa. Desses visitantes 35 deixaram assinatura no nosso livro de visitas. Cinco telescópios, dois de 200mm (um deles Cassegrain), um de 170mm, um outro de 76mm para os visitantes mirins. Mas a festa celeste deu-se mesmo com um refrator (modelo Celestron NEX-STAR) de 102mm, operado por nosso amigo David o qual nos proporcionou um passeio pelo céu, indo até o NGC6752, na Constelação do pavão.

Também fizemos boa vista do NGC 104 ou 47 Tucane, na direção da Pequena Núvem de Magalhães. Muitos objetos Messier tais como: M45, M42, M2, M15 e a incontestável Andrômeda M31 foram observados com Refrator de 102mm.

Foi uma noitada memorável, onde os visitantes se deslumbraram com o poder de alcanse dos telescópios. Como sempre Júpiter fez também figura de relevo e com o Cassegrain, Edmilson e Adriano andaram no céu fazendo observação e fots de estrelas variáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário