Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2011

Abalo sísmico Nipônico

Prezados amigos, o terremoto no Japão, reclassificado como 9,0 na escala Richter, pode ter mesmo encurtado a duração do dia  e deslocado o eixo terrestre! Mas não se preocupe: Você não perceberá a diferença.
O Cientista Richard Gross, da NASA's Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, Calif., aplicou um complexo modelo para executar cálculos teóricos preliminares de como o terremoto no Japão- o quinto maior terremoto desde 1900- afetou a rotação da Terra. Seus cálculos indicam que por mudanças da distribuição da massa da Terra, o abalo no Japão deveria fazer a Terra rodar um pouco mais rápido, encurtando o comprimemto do dia em cerca de 1.8 microsegundos(1 microsegundo equivale a um milionésimo de segundo).
Os cálculos também mostram que o tremor Japonês teria deslocado a posição do eixo terrestre(o eixo sobre o qual a massa da Terra é equilibrada)por cerca de 17cm em direção a 133 graus longitude leste. O eixo da Terra aqui falado não deve ser confundido com o eixo norte-sul. Eles estão fora de alinhamento por cerca de 10 metros. Esta mudança no eixo da Terra fará com que a Terra oscile um pouco a cada giro mas não causará uma mudança do eixo da Terra no espaço- somente forças externas como a atração gravitacional do Sol, da Lua e dos Planetas podem fazer isso.
Em comparação, no ano passado, o Terremoto no Chile de magnitude 8.8, pode ter encurtado o comprimento do dia em cerca de 1,26 microsegundos e mudado o eixo de rotação da Terra em cerca de 8 centímetros. Um cálculo similar após o terremoto de Sumatra em 2004, de magnitude 9.1, revelou que pode ter encurtado o dia em 6.8 microsegundos e alterado o eixo da Terra em cerca de 7cm. Então, segundo Gross,  terremotos  podem afetar a rotação da Terra dependendo da sua dimensão(magnitude), localização e detalhes da falha geológica.
Resumindo, em teoria qualquer coisa que redistribua a massa da Terra pode mudar seu eixo de rotação.
Vejam mais aqui: http://www.nasa.gov/topics/earth/features/japanquake/earth20110314.html

This view of Earth comes from NASA's Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer aboard the Terra satellite.
11 de março 2011, data do Terremoto do Japão.
Crédito: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário