Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de março de 2013

Lua e Planetas em abril 2013

Prezados amigos, em abril, teremos uma bela conjunção envolvendo a Lua, Plêiades e Júpiter. Tal conjunção acontecerá nas noites de 13 e 14 de abril. Basta você olhar para o oeste, cerca de 1 hora após o por do Sol. Também neste mês de abril, Saturno entrará em oposição, isto é, ficará visível por toda a noite. O dia da oposição será 28 de Abril. Na noite de 24 de abril, a Lua passará muito "perto"de Spica, estrela alfa da constelação de Virgem(Acontecendo a ocultação em algumas partes das Américas Central e do Sul, e o Sul da África) e, no dia 25 de abril, estará "perto" de Saturno. Marte entrará em conjunção com o Sol em 18 de abril e, sumirá por alguns meses. Vênus reaparecerá em 30 de abril, muito baixo no horizonte noroeste, cerca de 15 a 20 minutos após o por do Sol. Mercúrio, no final de março estará em máxima elongação oeste. Urano está "perdido" em meio ao brilho do Sol, sendo invisível este mês. Netuno somente é visível através de telescópios ao amanhecer.  Um bom feriado a todos.

domingo, 24 de março de 2013

Prezados amigos, o CEAAL começou, sábado, dia 16 de março, mais um Curso de Iniciação à Astronomia(Ciast). É sua XXXIII edição e está sendo realizado aos sábados das 15h00 as 19h30 no confortável auditório da Usina Ciências(http://www.usinaciencia.ufal.br/),na Rua Aristeu de Andrade, 452, Farol. Participam deste cursos instrutores e sócios do CEAAL: Romualdo Arthur, David Duarte, Kizzy Resende, Edmílson Barreto, Jeová Ramos, Luiz Lima e Lucas Amorim. Tivemos, mais uma vez, um bom número de alunos refletindo o empenho de todos os citados acima e, principalmente, à coordenação do curs,o por David Duarte. Agradecemos mais uma vez ao valoroso apoio da direção e funcionários da Usina Ciências. Vejam algumas fotos de nosso tradicional curso de Astronomia: 
 
Romualdo na aula de História da Astronomia









 

terça-feira, 19 de março de 2013

Sic Itu Ad Astra de 19 de Março de 2013

Como é de costume, nas luas crescentes, conforme nosso projeto Sic Itu Ad Astra (Assim se vai aos Astros) o CEAAL leva telescópios a uma praça, escola, condomínio ou faculdade, para as comunidades alunos ou moradores verem a Lua, Planetas ou certos aglomerados que estejam à vista no céu conforme a estação. A equipe Ceaal contou com Seu Fidelis e o médico e presidente do Grupo de astronomia Romualdo Arthur alencar Caldas.
Nessa terça -feira 19 de março estivemos no Conjunto Jardim Royal, a convite do Sr.Francisco José Araujo, onde compareceram um bom número de moradores e meio mundo de crianças. Capturamos algumas fotos. Chegamos as 18 : 45  e ficamos até as 20 : 40 minutos, o céu bastante carregado, apenas aproveitamos algumas janelas para observar Júpiter e a Lua.












segunda-feira, 11 de março de 2013

Perto de Marte

Amigos, o Cometa 2013 A1, passará muito próximo de Marte em 19/10/2014. pedendo chegar à distância  de cerca de 300.000Km do Planeta Vermelho ou menos. Vejam mais neste link: http://www.nasa.gov/mission_pages/asteroids/news/comet20130305.html
This computer graphic depicts the orbit of comet 2013 A1

domingo, 10 de março de 2013

Semana da Mulher

Amigos, tivemos neste sábado, no Observatório Genival Leite e Lima, no CEPA, a apresentação de Kizzy Resende sobre a Semana da Mulher. Kizzy, Jeová e Saulo Machado, membro da GaEA(Grupo de Apoio de Eventos Astronômicos) elaboraram os cartazes de mulheres que desenvolveram trabalhos em Astronomia e Astronáutica na nossa História. Vejam algumas fotos:
Não nos esqueçamos das Astropoesias de Seu Fidélis em homengem às mulheres.



segunda-feira, 4 de março de 2013

Cometas

Amigos, estamos em um mês especial:  Podemos observar, com binóculos ou a olho nu (neste último caso, longe de luzes artificiais), próximo do por do Sol, dois cometas: O Lemmon e o Pansstars. Vejam os mapas atualizados e boa procura:





Mulheres Astrônomas

Amigos,vejam esta homenagem às mulheres que lidaram e lidam com a Astronomia, neste Link:
http://www.lineastronomia.blogspot.com.br/

sexta-feira, 1 de março de 2013

Curso de Iniciação à Astronomia

 Prezados amigos, estamos próximos de começar mais um curso de iniciação à Astronomia. Inscrições em nosso site: www.ceaal.org.br  ou na Usina Ciências, Rua Aristeu de Andrade, 452, Farol, Maceió-AL. Taxa de inscrição: R$ 30,00 no primeiro dia de aula. Vale ressaltar que os alunos receberão apostilas e um certificado pela UFAL e CEAAL. Vejam o cartaz do curso: