Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Palestra da Lua Cheia - Julho

Prezados amigos, aconteceu no sábado último, dia 16/07/2016, nossa 6ª Palestra da Lua Cheia (PLC), no auditório da Usina Ciência. O tema seria sobre a missão da nave Juno a Júpiter. A sonda chegou no início do mês ao Sistema Jupiteriano e Andreia Juelle, nossa sócia, a mais ativa do CEAAL, iria ministrar a PLC. Entretanto, por motivos de saúde, nossa amiga não pode proferir as novidades da missão Juno. Por conta desse imprevisto, a direção do CEAAL resolveu antecipar para a noite de sábado, o relato sobre a nossa própria Missão do mês de Julho: a viagem ao Encontro Brasileiro de Astrofotografia (EBA) realizada pelos sócios David Duarte, Romualdo Arthur e Seu Fidelis.
Público no início da PLC

A PLC começou às 20:00 com um bom público presente. Discorremos os detalhes do Encontro, desde nossa viagem de ida, passando pela recepção, pela montagem do equipamento e seus pormenores (Tripés, montagens, Telescópio principal, Telescópio guia, Máquinas Cânon, câmera-guia, fios, extensões, notebooks, o balanceamento, alinhamento com o polo celeste sul, etc) até nossa volta, nossos problemas, nossas angústias e como o pessoal do EBA nos ajudou. Mostramos as fotos diurnas, durante a montagem dos instrumentos e dos momentos de descontração no campo de observação (onde havia uma verdadeira "plantação de telescópios"), fotos com os amigos de várias partes do Brasil, todos Astrofotógrafos de alto nível que muito nos ensinaram. Mostramos também as fotos noturnas e Astrofotografias, desde as nossas - tiramos cerca de 3000 fotos - até as de nossos amigos do EBA. Concluímos às 21:05 falando para nosso público sobre a hospitalidade de nosso Amigo Gilberto Rossi e da camaradagem de todos do EBA, onde há sempre solidariedade quando um dos astrofotógrafos encontra problemas no equipamento ou nos programas usados para tirarmos fotos do céu. Romualdo iniciou a palestra e David a concluiu, exibindo as imagens que já foram processadas por ele.
Romualdo inicia a PLC
Após a PLC, fomos ao pátio da Usina Ciência para observar o céu com nossos visitantes e onde nossos sócios novatos estão aprendendo com David a arte de encontrar objetos celestes pelo telescópio, manualmente... isso é muito bom para o Astrônomo Amador. Devido ao céu não favorável pela Lua Cheia, os sócios Flávio e Rodrigo acharam apenas um objeto cada. Um de nossos ex-alunos do Curso de Iniciação à Astronomia, o Evônio, comprou um excelente telescópio Celestron Schmidt-Cassegrain de 8 polegadas numa viagem aos EUA e o levou com seu filho Davi para buscar auxílio dos sócios do CEAAL na montagem e primeiro uso, tendo, para tanto, assitência de David.
Procurando objetos entre Escorpião e Sagitário

Observando o Planeta Saturno

David ensinando ao propietário do novo telescópio (e aos demais presentes) como montá-lo

Uma boa semana a todos e até breve.

Romualdo Arthur Alencar Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário