Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Eclipse Lunar Penumbral 10/02/2017

Prezados amigos, os sócios do CEAAL reunir-se-ão na sede da Usina Ciência, dia 10/02/2017 a partir das 19:00 e irão realizar observações telescópicas da Lua, para estudar e registrar o Eclipse de nosso Satélite natural. Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua entra na sombra da Terra e podem ser totais, parciais e penumbrais. O nosso Planeta, como um corpo extenso(não pontual) é iluminado por outro corpo extenso, definindo-se duas regiões de sombra:
  • umbra: região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte.
  • penumbra: região da sombra que recebe luz de alguns pontos da fonte.
Exemplo de um Eclipse Penumbral da Lua
O eclipse do dia 10/02/2017 será, como representado na figura acima, um eclipse penumbral. A nossa Lua, diminuirá pouco o seu brilho e deverá acontecer o que mostra a figura abaixo:
Apesar do eclipse penumbral não ser tão marcante como os eclipses parciais e totais, estaremos também à disposição dos visitantes, que serão recebidos com a maior satisfação na nossa sede na Usina Ciência, para acompanhar este eclipse que se iniciará as 19:34 atingirá seu auge às 21:45 e terminará às 23:53 no tempo local.
Compareçam, estão todos convidados.

2 comentários:

  1. Além da beleza dos fenômenos, as explicações desses professores alimentam o amor pela Astronomia!!! Muito bom o Blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Karoline Rose. Quando poder venha nos visitar. Será uma satisfação.

    ResponderExcluir