Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Wise e o planeta perdido

Prezados amigos, o WISE(Wide-field Infrared Survey Explorer), pode ter encontrado o hipotético "Tyche". É o que afirmam os astrofísicos John Matese and Daniel Whitmire, no jornal Ícarus em novembro de 2010. Eles propõem que o nosso Sol tem um companheiro maior que Júpiter, localizado na nuvem de Oort - um longínquo repositório de pequenos corpos gelados nas bordas do Sistema Solar - Os pesquisadores argumentam que as provas da existência do planeta teria sido registrada pelo WISE e batizaram-no de "tyche".
O WISE foi lançado em dezembro de 2009 para digitalizar o céu inteiro em 4 comprimentos de onda em infravermelho cerca de 1,5 vezes. Ele capturou mais de 2,7 milhões de imagens de objetos no espaço variando de remotas galáxias a asteróides e cometas relativamente próximos da Terra. Recentemente o WISE completou uma missão prorrogada, permitindo-o finalizar uma completa digitalizaçao do cinturão de asteroides e duas varreduras mais complexas do Universo mais distante em duas faixa de infravermelho. Então, as decobertas da missão de objetos anteriormente desconhecidos incluem: Uma estrela fria(anã marron), 20 cometas, 134 objetos próximos a Terra(Neos) e mais de 33.000 asteroides no cinturão entre Marte e Júpiter.
Acompanhando sua busca de sucessos, o WISE foi posto em hibernação em fevereiro de 2011. Entretanto, análises de seus dados ainda continuam. Uma liberação preliminar pública de suas primeiras 14 semanas de dados está planejada para abril de 2011 e uma liberação final de sua pesquisa completa está planejada para março de 2012. Vejam esta pergunta formulada para a NASA:
Pergunta - Quando os dados do WISE poderiam confirmar ou descartar a existência do hipotético planeta Tyche?
Resposta - Ainda é muito prematuro saber se os dados do WISE confirmam ou descartam um grande objeto na Nuvem de Oort. Análises dos próximos anos serão necessárias para ver se o WISE realmente detectou ou não tal mundo. As primeiras 14 semanas de dados, que serão liberados em abril de 2011, provavelmente serão insuficientes para afirmar sua existência. A busca completa, agendada para março de 2012, deve fornecer uma maior compreensão. Uma vez que os dados do WISE forem totalmente processados, analisados e liberados, a hipótese do Tyche que Matese e Whitmire sugerem, será testada.
Vejam mais perguntas e respostas aqui:
 http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/news/wise20110218.html


Mosaic of the Lagoon nebula
Esta imagem colorida é um mosaico da Nebulosa da lagoa feita pelo WISE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário