Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Novo Planetário em Alagoas

Autoridades de Arapiraca, visitaram as instalações do maior planetário digital do Brasil, que será entregue aos habitantes da cidade e de toda a Região Metropolitana do Agreste às 19h30 desta terça-feira, 2. “A Praça da Ciência e do Conhecimento”, como definiu o senador do PMDB, é mais uma das grandes realizações da atual administração do município.
Localizado no Lago Perucaba, o planetário oferecerá a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, com sala de observação, auditório com capacidade para 120 pessoas sentadas, mirante, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e um moderno sistema digital de observação celeste, sala de exposições e área verde.
O espaço, onde será criado o Clube de Astronomia de Arapiraca, segundo explicou Luciano ao senador, é o primeiro do gênero no país. O projeto foi executado seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 11 anos no mercado, e permite a visualização de mais de 100 mil estrelas.
“Estamos adquirindo outros equipamentos, incluindo aparelhos de física, eletrônica, eletrostática, entre outros, para serem utilizados com a realização de visitas e pesquisas com professores e estudantes da rede pública, bem como um local para o lazer e visitação de pessoas de todas as idades”, destacou o prefeito.
No sistema digitalizado do planetário basta a pessoa sentar, olhar para cima que verá a esfera celeste em todo o seu esplendor, encontrando projetadas nesta semiesfera estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.
Renan enalteceu o prefeito Luciano Barbosa e toda sua equipe pelo trabalho que vem realizando há quase oito anos no município, transformando a cidade num referência para outros gestores públicos do Estado e do Brasil. “O planetário, sem dúvida alguma, será mais um marco na história e no progresso de Arapiraca na atual gestão”, concluiu o senador.
O assunto está despertando a atenção da imprensa nacional. A Folha de São Paulo trará em sua edição de amanhã reportagem sobre o planetário e já enviou uma equipe para cobrir a inauguração da obra na noite desta terça-feira.
Créditos da reportagem: Tribuna Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário