Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2016

CEAAL no Trânsito de Mercúrio

Prezados amigos, na próxima segunda-feira, dia 09/05/2016, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL) irá divulgar na Praça Multieventos, na Pajuçara, a partir das 8h00 até as 15h50, um raro evento astronômico: A passagem, em nossa perspectiva terrestre, do Planeta Mercúrio pelo disco Solar(Fenômeno esse chamado de Trânsito, quando um corpo de menor diâmetro passa na frente de outro de maior diâmetro). É um acontecimento raro sendo os últimos trânsitos do Planeta Mercúrio observados no Brasil nos anos de 2003 e 2006. Nestas duas últimas ocasiões, nós observamos somente a emersão e a imersão, respectivamente. Na data do dia 09/05/2016, observaremos o evento em toda sua extensão(imersão, auge e emersão), iniciando as 8h12min e terminando as 15h42min( Tempo Local ).
Mapa do Trânsito de Mercúrio. Brasil vai observar inteiramente.
 Nesta ocasião, Mercúrio estará no afélio o que produzirá um diâmetro angular do planeta de 12,1 segundos de arco. Então, a última vez que foi observado este fenômeno na sua totalidade, no Brasil, foi em 1960. Agora em 2016 vamos ter essa sorte de novo. 
Horário em Tempo Universal: Imersão: 11h12(TU) = 8h12(Tempo Local).  Emersão: 18h42(TU) = 15h42(Tempo Local).
O CEAAL disponibilizará telescópios protegidos por filtros solares da Thousand Oaks(películas do polímero negro e de RG o que dará uma observação direta pelos telescópios de forma segura. Faremos também observações por projeção de imagem do Sol em um anteparo, sendo mais uma forma segura de Observação Solar. 
Lembramos que nunca, nunca mesmo, se deve olhar para o Sol diretamente sem a devida proteção(Filtros astronômicos solares que vamos disponibilizar para as pessoas observarem em nossos telescópios). Não confiem em chapas de Raio-X, nem em filtros de soldador ou outro meio qualquer, pois você poderá danificar sua visão de forma irreversível(Cegueira). Se tem dúvidas, venha observar conosco de forma segura.

Trâsito de Mercúrio, o que observar? Bom, além de divulgar o evento para as pessoas que estiverem na Praça, uma equipe do CEAAL irá em primeiro lugar cronometrar os instantes dos 4 contatos do planeta com o disco solar, principalmente o 2º e 3º contatos, que são mais fáceis de serem detectados. Depois, tentaremos observar o chamado fenômeno da Gota, nos 2º e 3º contatos. em terceiro lugar, veremos se ocorrerá o fenômeno da "auréola"anotando os instantes de seu aparecimento e desaparecimento, se há diferenças de intensidade, coloração e continuidade em torno do disco planetário. Finalmente registrar se haverá o chamado Efeito Lomonosov  que é uma ligeira depressão no limbo solar durante a emersão(entre o 3º e 4º contatos, anotando os instantes do começo e final da ocorrência.
Cartaz elaborado pela equipe da Professora Lenilda Austrelino
Não perca o Trânsito de Mercúrio de 09/05/2016 pois este fenômeno se repetirá somente em  11 de novembro de 2019. Venha observar com a equipe do CEAAL.

Esta organização do Trânsito de Mercúrio, foi elaborada pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas com a Professora Lenilda Austrelino e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas,  com grande apoio da Usina Ciência, Fapeal, CNPq e ComuniCT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário