Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ações do CEAAL 17/09/206

Prezados amigos, tivemos um sábado repleto de atividades desenvolvidas na disseminação desta Ciência empolgante que é a Astronomia. Começando a partir das 16:00 no Auditório da Usina Ciência, concluímos nosso 3º Seminário sobre Estrelas Variáveis(Que começou sábado dia 10/09) para sócios do CEAAL e pessoas que já fizeram nosso Curso de Iniciação à Astronomia(Ciast). Às 18:00 passamos para parte prática no pátio de observação e, através de cartas da Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis(AAVSO, em Inglês) e também do nosso Sky Atlas 2000 achamos e medimos entre às 18:30 e 19:30 duas variáveis: R Scuti(Uma RV Tauri) e RY Sagitarii(Uma RCB). Todas através de binóculos. Quatro sócios fizeram as medidas dessas estrelas.
Parte do grupo do CEAAL que fez o seminário sobre Estrelas Variáveis no 1º sábado
Às 20:05 iniciamos nossa 8ªPalestra da Lua Cheia(PLC) de 2016. O atual Presidente do CEAAL, Romualdo Arthur, proferiu o seguinte tema: Pálido Ponto Rubro - O Projeto da descoberta de um exoplaneta na estrela Proxima Centauri.
Tema da Palestra da Lua Cheia
Contamos na PLC com um ótimo público entre sócios e visitantes que prestigiaram esta nossa ação de divulgação da Astronomia. Um tema atual que levou a várias perguntas a respeito do sistema Alfa Centauri e do Exoplaneta Recém descoberto batizado de Proxima Centauri b.
Descontração antes da PLC

Pronto para iniciar à PLC

Mais pessoas chegam para a PLC
Após nossa PLC que terminou às 20:45 todos nós fomos ao pátio de observação da Usina Ciência, onde apontamos nossos telescópios para alguns objetos planetários e de céu profundo, deixando nossos visitantes deslumbrados com o que o céu tem para mostrar. No final da noite, quando os visitantes foram embora, 4 sócios do CEAAL ainda mediram a magnitude de mais uma estrela variável: Kappa Pavonis(Uma Cefeida tipo W Virginis). Após esta última medida, fomos embora por volta das 23:15. Que venham outros sábados empolgantes como este. Tenham todos uma boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário