Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

CEAAL - Encerramento 2016

Prezados amigos, chegamos ao último dia de atividades científicas do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL), no corrente ano, na data de 17/12 com a nossa confraternização na Usina Ciência às 19:30.
Mesa repleta de alimentos e tela com os nomes dos sócios do CEAAL
 Na confraternização tivemos a presença de muitos sócios do CEAAL. Romualdo e David discusaram brevemente, além de Luiz Lima que fez observações importantes sobre o ano que logo passará.
Luiz Lima profere algumas palavras de incentivo ao CEAAL
Houve também a distribuição de certificados da nossa já tradicional Palestra da Lua Cheia(PLC) para os sócios que a ministraram.
Neftali Jr recebendo seus dois certificados da PLC

David e Romualdo também ministraram PLCs
 A entrega de 10 livros do Anuário Astronômico Catarinense 2017 de autoria do Alexandre Amorim(http://www.geocities.ws/costeira1/aac2017.htm) para os sócios que mais contribuíram e se destacaram no corrente ano em prol do CEAAL em sua divulgação da Astronomia.
Luiz Lima recebe seu exemplar das Efemérides 2017 e doa outro para o CEAAL

Sidney recebe seu exemplar

Karol também recebe seu exemplar das efemérides

O casal Victória e Flávio recebe também as efemérides

Carlos Henrique Sarmento também se destacou 

Gerson Nogueira é contemplado

Paulo Coutinho recebe seu merecido exemplar 

O Jovem Pedro Henrique Barros merecidamente, pelo seu destaque na Astronomia, recebe seu exemplar
Além disso, houve a entrega de certificado para o sócio Flávio Roberto por seus feitos na busca e encontro de objetos Messier e NGC.
David entrega a Flávio Roberto seu certificado
Terminamos nossa Confraternização às 22:30
Foi um ano de muitas realizações em nosso CEAAL: Fizemos 10 Palestras da Lua Cheia(PLC), 02 Cursos de Iniciação à Astronomia(CIAst) sendo um no primeiro semestre com uma turma(XXXIX CIAst) e outro no segundo semestre com duas turmas(Hiparco e Hipácia) - XL CIAst, dois seminários de Estrelas Variáveis para os sócios e pessoas que fizeram o nosso CIAst, cerca de 9 Assim se Vai aos Astros(ASVAA), Projeto Descobrindo o Universo com a Escola Criar e Recriar, Cobrimos o evento do Trânsito do Planeta Mercúrio pelo Disco do Sol, onde tivemos a inestimável colaboração da Professora Lenilda Austrelino, Nossas tradicionais observações aos sábados no pátio da Usina Ciência(Cerca de 48 sábados no ano), A reativação do nosso Informativo Apolo(Setembro de 2016)que estava sem edição desde 2006 com a valorosa ajuda dos nossos sócios do CEAAL e dos sócios do Clube Eclipse de Arapiraca, Vale ressaltar também nossa participação no Encontro Brasileiro de Astrofotografia(EBA) em Goiás, evento esse organizado pelos sócios do Clube de Astronomia de Brasília(CAsB) entidade co-irmã do CEAAL, Lembro também com muita honra, o convite feito pelo Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca com o apoio do Edson do Clube Eclipse, para ministrarmos a aula de abertura do seu I Curso de Iniciação à Astronomia(por Romualdo Arthur) e também o convite para outros dois sócios do CEAAL(Luiz Lima e Edmílson Barreto) ministrarem aulas no curso acima citado. Nossa participação e divulgação através da mídia do evento da Super Lua em Novembro, Nosso I Encontro de Observação Celeste(EOC) organizado brilhantemente pelo Vice-Presidente do CEAAL, David Duarte, participação do Luiz Lima, como instrutor palestrante na Semana Internacional da Pedagogia, na UFAL, onde houve o mini curso intitulado Astronomia Básica, a participação do David também em um evento na UFAL representando o CEAAL( Semana de Meteorologia com a palestra sobre Astronomia posicional), a participação de nossa nova Sócia, Solange, na apresentação, na UFAL, sobre seu projeto de Astronomia na Escola, a participação do CEAAL no projeto da Algas, a nossa participação num projeto da UFAL em Escolas públicas onde ministraremos cursos em 2017 e a participação do CEAAL no I Encontro de Clubes de Astronomia de Alagoas(EnCAL) no Observatório Genival Leite e Lima.
Ao término deste trabalho de 2016, nós, do CEAAL, desejamos a todos os que nos visitam, seja presencialmente em nossa sede na Usina Ciência ou em nossos eventos por Maceió ou em outras cidades de Alagoas, seja aqui em nosso Blog ou nosso site(www.ceaal.org.br) ou em nossa página do Facebook(https://www.facebook.com/ceaalalagoasastronomia/) ou em nosso Instagram(ceaal) ou ainda se comunicando em nosso WhatsApp(82)99396-2861 um bom Natal e que 2017 seja repleto de céus limpos, claros, transparentes para todos nós.
Foto dos sócios do CEAAL na confraternização do final de 2016



Um comentário:

  1. Meu nome não aparece na confraternização, mas recebi um dos Anuário Astronômico Catarinense. Não compareci à festa porque estava acompanhando minha patroa em excussão à Garanhuns, deixei de participar, claro que não fez diferença no no contexto. Apenas estou lembrando que fui agraciado com um dos volumes do anuário.

    ResponderExcluir