Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Seminário Selenografia e observações públicas

Prezados amigos, tivemos um sábado(04/02/2017) muito movimentado em nossa sede na Usina Ciência. Um bom número de sócios veio assistir ao Seminário sobre Selenografia e apoiar a abertura de uma comissão de estudos lunares no CEAAL. O seminário tratou sobre como o Astrônomo Amador pode contribuir para a Ciência e estudar nosso satélite durante um eclipse lunar, assim como, o estudo da Lua nos chamados Fenômenos lunares transitórios. O seminário começou por volta das 16:00 e terminou às 17:35. 14 sócios compareceram ao evento.
Tema do Seminário

Antes de começar

Final do Seminário com os sócios

Mais sócios presentes

Continuamos na Usina Ciência nos preparando para a jornada de observações noturnas. O céu colaborou imensamente com um espetáculo, o seeing bom, poucas nuvens, constelações belíssimas e a lua crescente. Antes dos visitantes chegarem, vários sócios presentes, entraram em ação com nossos telescópios e binóculos, buscando achar objetos do catálogo Messier e BCA, orientados por David Duarte e nossos mapas celestes. Dois sócios(Romualdo Arthur e Cesar Dariman) também mediram visualmente a estrela variável U Monocerotis e enviaram imediatamente as observações para a American Association Variable Stars Observers(AAVSO).
Por volta das 20:30 minutos, um bom número de visitantes começou a chegar em nossa sede. Um grupo muito especial e disposto a nos perguntar muito sobre o que estavam vendo, quais os tipos de telescópios nós tínhamos, quais objetos observados. David, Romualdo, Zan, Gérson Nogueira, Marcos e demais sócios, orientaram o grande número de visitantes. Antes das observações telescópicas, mostramos as constelações visíveis com o auxílio do laser verde e, a partir daí, foram observados vários objetos através de nossos telescópios.
Um bom grupo visita o CEAAL e observa as maravilhas celestes

David orienta observações

Fila para observar Júpiter

Final da noite, após muitas observações, o bom grupo se despede dos sócios do CEAAL

Os visitantes gostaram muito e ficaram conosco até às 22:50 aproveitando uma bela noite de céu com poucas nuvens, Lua Crescente, constelações belíssimas e o Planeta Júpiter com suas pequenas luas galileanas. Que venham mais noites como essa!! Uma boa semana a todos e muito obrigado aos nossos visitantes por nos proporcionarem uma noite de observação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário