Pesquisar este blog

sábado, 8 de abril de 2017

ASVAA - Oposição de Júpiter - CEAAL/Shopping Pátio

Prezados amigos, recebemos o gentil convite da Gerência de Marketing do Shopping Pátio, na pessoa da Sra. Samira, para que o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL) realizasse um Assim se Vai aos Astros(ASVAA) nas dependências externas do supracitado estabelecimento comercial. De pronto a Direção do CEAAL aceitou e combinou com a gerência de Marketing, levar telescópios, no dia 07/04/2017, data esta da oposição de Júpiter e, véspera do dia mundial da Astronomia.
Cartaz preparado pelo Shopping para divulgar as observações telescópicas

Chegamos, ao Shopping, por volta das 19:00 e, notamos, inicialmente, um céu parcialmente nublado. Mas, à medida que o tempo passava, as nuvens deram uma trégua e, centenas de pessoas se aglomeravam para observar em nossos 4 telescópios, a Lua, Júpiter, algumas estrelas brilhantes(Sírius e Canopus) e aglomerados como a caixinha de jóias no Cruzeiro do Sul.
Crianças observam a Lua

Fila se forma para observar a Estrela Sírius

David orienta observação de Júpiter

Júlia observa a Lua

Pequena observa a Lua. Seu Fidelis(Camisa vermelha) conversa com Thiago

Nossos telescópios à disposição do público. Filas se formam

Várias crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos observaram pela primeira vez, os astros, através de telescópios e, o assombro foi geral. Júpiter com suas 4 luas e suas faixas de nuvens impressionaram bastante os observadores. A Lua, como sempre, com suas crateras, mares e montanhas, também deixou gravado, na mente de muitos, principalmente da criançada, a bela imagem de nosso satélite.
Pequena tenta registrar com celular a imagem da Lua

Neftali orienta observação das estrelas

Imagens do instagram de nosso evento observacional.

Aproveitamos para dizer às pessoas que o CEAAL abre todo sábado, gratuitamente, para observação astronômica, na sua sede na Usina Ciência, AV. Aristeu de Andrade, 452, Farol das 19:30 até às 22:00 e distribuímos nossos panfletos com mais informações sobre o CEAAL.
Encerramos nossas observações do ASVAA no Shopping Pátio, às 22:30. Novamente nossa gratidão à Gerência de Marketing do Shopping Pátio, na pessoa de Samira.
Um bom final de semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário