Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de abril de 2017

Projeto Descobrindo o Universo

Prezados amigos, dia 03/04/2017 o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL) realizou mais uma vez o seu Projeto Descobrido o Universo, trabalho este realizado com crianças do ensino fundamental e médio de escolas públicas ou particulares, onde são tratados temas de Astronomia, complementando o que foi passado em sala de aula. Recebemos na data acima referida, a Escola Criar e Recriar, com a qual mantemos esta atividade há mais de 15 anos consecutivos. As Professoras trouxeram desta feita, 16 crianças muito interessadas do 4º ano do ensino fundamental. Logo que chegaram à nossa sede na Usina Ciência, às 18:20 foram logo fazendo uma enxurrada de perguntas referentes à Lua, outros diziam que seriam Astronautas, enquanto outro pequeno disse que era o melhor dia da vida dele.
Slide inicial de nosso Projeto

Romualdo com os pequenos alunos, antes de iniciar a exposição sobre o sistema Solar

Fizemos o projeto em duas etapas. Primeiro uma breve exposição sobre o Sistema Solar, dando ênfase na Lua e em Júpiter, objetos celestes que as crianças iriam observar. Mais perguntas foram feitas pelos pequenos visitantes e perguntas bem feitas com um certo grau de dificuldade para a gente responder.
Professora Gorete apresenta Romualdo às crianças

Romualdo inicia a exposição sobre o sistema Solar para os pequenos.
Após esta breve explanação, fomos observar através de nosso telescópio de 8 " e as crianças se maravilharam com a imagem da Lua com seu relevo acidentado e, depois, Júpiter com suas 4 luas. Enfim, com certeza foi uma noite maravilhosa para as crianças e para as Professoras também.
Jovem observa a Lua e se maravilha com a bela imagem

Pequenos alunos formam fila para observar

Garotinha se encanta com a Lua

Crianças esperando a vez de observar

Professoras e Crianças observam
Obrigado aos sócios do CEAAL que compareceram para este evento: Romualdo Arthur, Betânia Pereira, Karol e Gérson Nogueira. Obrigado também à Professora Gorete que todo ano conduz suas crianças para Descobrir o Universo conosco. Com certeza, elas jamais esquecerão. Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário