Pesquisar este blog

sábado, 30 de dezembro de 2017

Confraternização CEAAL 2017 e mensagem 2018

Por Romualdo Arthur

Prezados amigos, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL) encerrou suas atividades de 2017 no dia 16, com uma confraternização para os sócios na nossa sede da Usina Ciência. Os preparativos foram meticulosamente preparados por D. Lucinha, Valéria Pereira, Solange, D. Daia, Karol e a Luana, mãe do nosso astrônomo mirim, Cauã.
No dia da confraternização, começamos a preparar o local, por volta das 19h. As mulheres, com muito esmero, embelezaram o local, no pátio do planetário, para nossa confraternização.
Preparativos

Ajudando a fixar o painel.
Às vinte horas, tivemos uma palestra de encerramento, ministrada por Paulo Coutinho.
Sócios e convidados

Paulo Coutinho inicia sua palestra especial de fim de ano

Tema da Palestra
Concluída a palestra, Paulo foi muito aplaudido e algumas perguntas foram realizadas. Romualdo começou, então, a distribuição de certificados para os sócios que contribuíram proferindo as Palestras da Lua Cheia em 2017, entregando exemplares do Anuário Catarinense de Astronomia do Alexandre Amorim para os sócios que mais se destacaram durante 2017 e, por fim, dando um presente para a pessoa que primeiro fez uma doação ao CEAAL após a abertura de nossa conta na Caixa Econômica Federal.
Lucas recebe exemplar do Anuário Astronômico Catarinense

Neftali Jr. também ganha um exemplar

Paulo Coutinho também ganha merecidamente

Lucas Morais posa com seu exemplar

Gabriela Castelo venceu um sorteio e recebe o exemplar de Romualdo

Neftali Jr. Recebe o certificado da PLC 2017

Paulo Coutinho recebe 2 certificados de PLC 2017

Valéria Pereira ganha presente do CEAAL por ter feito a 1ª doação pós-abertura de conta do CEAAL. Romualdo entrega.

Depois, descemos ao pátio, onde nossa confraternização foi realizada e, Aloísio Jr., proferiu um breve discurso sobre o ano de 2017 enaltecendo também, nosso feito de registrar um impacto lunar com nosso telescópio e câmera ASI. Nossos sócios posaram para uma foto final de boas festas por volta das 21:30.
Foto oficial dos sócios na confraternização


Discurso do Jr. na confraternização. 
Prezados, o CEAAL é de todos nós. Tivemos um ano de 2017 muito difícil, porém com muita esperança e trabalho, realizamos nossas atividades de divulgação e ensino com muita honra e satisfação e ajuda de muitos sócios. Conseguimos também, em pesquisa, um feito inédito no País: Registramos, aqui em Maceió, simultaneamente com Marcelo Zurita da APA, que estava na cidade de Araruna-Paraíba, um flash na superfície lunar (mesmo local na Lua, e mesmo dia, hora, minuto e segundo). Os dados e imagens foram mandados para a ALPO, NASA e outras agências de pesquisa no exterior. Esse feito não é só do Romualdo e do David, é de todos nós, do CEAAL, da BRAMON (que organizou essa campanha nacional), da APA e de todos aqueles que participaram desse projeto. 
Como mensagem para 2018, nós, do CEAAL, entidade pioneira na divulgação, ensino e pesquisa da Astronomia no nosso Estado, desejamos a todos um ano novo de realizações, superações, novas descobertas, humildade e fraternidade, afinal, o firmamento é um laboratório aberto para todos... é só embarcar. Nos visitem sempre, aos sábados, às 19:30 na Usina Ciência, AV. Aristeu de Andrade, 452, Farol. Feliz 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário