Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2018

XLIII CIAst primeiro dia(CEAAL - 40 anos de Astronomia)

Prezados amigos, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL) iniciou neste sábado dia 07/04/2018 pontualmente às 15:00 seu XLIII(43º)Curso de Iniciação à Astronomia(CIAst) curso este, comemorativo aos 40 anos de fundação do CEAAL por Genival Leite e Lima.  As 50 vagas oferecidas foram preenchidas e o auditório ficou lotado confirmando que o CEAAL é referência em Astronomia em nossa Capital e no Estado.
Romualdo inicia com boas vindas aos alunos e ministra a aula de História da Astronomia das 15:00 às 17:15. Turma bastante interessada com perguntas pertinentes sobre o assunto e a evolução do pensamento astronômico.
Slide introdutório do CIAst

Romualdo inicia com História da Astronomia

Auditório lotado


Após um intervalo de meia-hora, David inicia seu assunto: Esfera Celeste. Novamente a turma correspondeu muito bem. Ainda foi mostrado o programa celeste Stellarium para complementar essa aula.
Assunto sobre Esfera Celeste

David inicia sua aula

Por volta das 19:40 os alunos se dirigiram ao pátio da Usina Ciência para ver o céu primeiramente a olho nu(aprendendo as constelações), depois ao telescópio para ver os objetos de céu profundo: Nebulosas, aglomerados abertos e fechados de estrelas, etc. Muitos alunos permaneceram conosco, observando até por volta das 23:40. Sábado que vem(14/04/2018) teremos mais um dia de CIAst com as aulas de Movimentos Celestes e Sistema Solar com José Edson e Romualdo Caldas, respectivamente.
CEAAL entidade pioneira que há 40 anos vem divulgando a Astronomia no Estado de Alagoas.  Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário